GAS
Gestor de Apoio Social
proGRAMAS
O DNA do Brasil vem da necessidade de reconhecimento de politica pública e privada de formação de base esportiva inclusiva para o país, impulsionado pelas Olimpíadas Rio 2016. Uma forma de materializar as ações desenvolvidas pelo Instituto, governos, entidades de classe, gestores e profissionais de esporte ao longo dos anos.
O Programa é estruturado na Detecção de Talentos para Esporte e Vocação Profissional, balizado em um método científico nas áreas que tem nos seus fundamentos os seguintes pressupostos: avaliação biológica, psicológica, sociológica, vocacional e motora.
Tem como base o apoio aos Estados brasileiros na inclusão social, formação de atletas, adequação e criação de infraestrutura esportiva, detecção de talentos esportivos, orientação vocacional, implantação de sistema de gestão de centros esportivos, disseminação das metodologias de atletas olímpicos, publicação de livros para professores e alunos da rede pública de ensino e criação de uma campanha social para envolvimento da população.
O objetivo do programa é ser referência no país, nas questões que envolvam sustentabilidade social, instrumentalizando pessoas, empresas e organizações não governamentais.
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GAS
gestÃO de apoio social
Equipe multidisciplinar, composta por profissionais com habilitação nas seguintes áreas: psicologia, pedagogia e assistência social. Oferecem atendimentos psicossociopedagógicos e capacitação de professores para desenvolvimento de atividades de transversalização e enfrentamentos governamentais com base nas 8 metas do milênio e os 17 objetivos desenvolvimento sustentável da ONU. São profissionais com foco em assistência orientacional e de intervenções, relacionados a assuntos psicossociopedagógico de alunos e familiares matriculados nos Centros Esportivos, alem da participação em eventos esportivos e sociais com reuniões de pais, comunidade e rede de atendimentos. Adota providência de respostas aos resultados obtidos a partir da coleta de dados realizados in loco. com ações estratégicas nos centros Esportivos incentivando a melhoria do desenvolvimento escolar, qualidade de vida, e fortalecimento da autonomia e cidadania, identificando fraquezas, dificuldades ou habilidade detectada a partir das respostas de breves avaliações por meio de atendimentos e/ou a partir dos resultados dos questionários psicológicos para avaliação de motivação interna e externa, indicando a determinação em realizar atividades esportivas, o perfil de estado de humor, vigor, estabilidade emocional, capacidade de superação, desempenho sob pressão, estabelecimento de metas, concentração, confiança e treinabilidade, aplicados em jovens de 12 a 17 anos, matriculados no Centro Esportivo.
Ações de transversalização são amplamente trabalhados com planejamento anual de projetos bimestrais de apelo social e da comunidade local - pensando em contribuir com grande parte dos enfrentamentos governamentais promovidos pelo governo federal, estadual e municipal, medidos por meio de questionários avaliativos com temas de Valores Morais e Sociais, Consumo Consciente, Inclusão da Pessoa Idosa e com Deficiência, combate ao uso de drogas e prevenção de doenças mentais e relacionados a falta de atividade física.
Os atendimentos são diários para crianças, adolescentes, adultos e idosos, dependendo na necessidade particular de cada aluno.As demandas que são encaminhadas para esses gestores podem ocorrer por necessidade observada pelo professor nas aulas, por solicitação da família ou por consideração dos profissionais da equipe. De acordo com a necessidade, o aluno é atendido pelo profissional específico da área e/ou, o atendimento pode ocorrer em conjunto com a equipe multidisciplinar.
Os atendimentos são pontuais, ou seja, não é realizado nenhum tipo de terapia, o intuito é acolher, identificar a demanda, orientar e realizar encaminhamento para os profissionais especializados e/ou para órgãos intersetoriais parceiros do Centro Esportivo, se houver a necessidade. Os órgãos parceiros são: CREAS, CRAS, Conselho Tutelar ou locais de atendimentos psicológicos, neurológicos e fonoaudiológicos de baixo custo ou gratuitos.
COMO FUNCIONAM OS ATENDIMENTOS?
Acolhimento de jovens que cumprem medida disciplinar
Outra forma de atendimento que é realizado é com aos adolescentes encaminhados pela UAMA (Unidade em Meio Aberto), que estão em cumprimento da medida socioeducativa da PSC- Prestação de Serviço à Comunidade. Os adolescentes são acolhidos e acompanhados pela equipe durante o período da medida. No decorrer do cumprimento, os adolescentes são atendidos individualmente por cada profissional da equipe e também, de maneira multidisciplinar. O objetivo desses atendimentos é promover a reintegração desse adolescente na sociedade, buscando valorizar suas habilidades e também oportunizar a reflexão crítica e consciente de seus atos para que seja capaz de transformar a sua realidade.
A dinâmica das atividades oferecidas para esses adolescentes, está em consonância com as necessidades e objetivos da medida socioeducativa de Prestação de Serviço à Comunidade. Os Centros oferecem oportunidade de atividade laboral inserida na própria comunidade dos adolescentes, fomentando valores que eles também precisam desenvolver, propiciando relações saudáveis entre seus pares e interesse pela atividade esportiva e social.
Atendimentos em áreas específicas
Além de atendimentos coletivos, os gestores de apoio social atua individualmente com as seguintes atuações:
ASSISTENTE SOCIAL
O Assistente social é um profissional que trabalha nas representações das questões sociais, tendo como objeto principal de intervenção, famílias ou pessoas que se encontram em vulnerabilidade e/ou risco social. Tem como objetivo a garantia de direitos dos seus usuários para a superação da vulnerabilidade social e para o seu fortalecimento. Logo, trabalha na luta pelo acesso aos direitos e pela transformação da sociedade.
PEDAGOGO
Pedagogia Social significa " agir sobre si mesmo, com os outros e com as perguntas da sociedade, de tal forma que nossa ação se torne possível o desenvolvimento sadio de outras pessoas e das condições sociais". O Pedagogo no Centro Olímpico tem como função a de pedagogo-orientador que trabalha assistindo o aluno e toda equipe que está envolvida no processo ensino-aprendizagem-desenvolvimento (professores, familiares e a sociedade), propondo alternativas que visem à redução da evasão, o interesse e o acesso de todos ao local de atividades, tornando-o igualitário e democrático. O pedagogo social é um profissional pronto para agir em benefício integral do desenvolvimento humano, apreciando diferentes cultivos e formas de aprendizagem.
PSICÓLOGO
A atuação do Psicólogo no Centro Olímpico exige do profissional conhecimento nas diversas abordagens e formas de atuação, participação e disponibilidade, uma vez que, é um campo de atuação novo, e necessita de participação ativa na construção dos recursos e técnicas psicológicas a serem aplicadas. As intervenções ocorrem nos casos onde são observadas questões psicossociais, psicopedagógicos ou psicológicas, atuando em diferentes níveis de prevenção, mas principalmente a nível primário e secundário, onde o trabalho deve ser focado antes de algum problema ser instalado ou quando ainda existem relações sociais funcionais. O trabalho se faz no desenvolvimento da consciência da pessoa, com o olhar para as suas idiossincrasias e o contexto do sujeito que representa para que ele se empodere e seja agente de mudança da sua própria situação.